Olá pessoal, a dica de hoje além de ser um ótimo lugar para saborear diversos tipos de queijos também é um deslumbre para os olhos.
De norte a sul da Alemanha, são produzidos mais de 150 tipos de queijo, aproveitando características típicas de cada região. O país não só é um grande produtor e exportador, como também consumidor de queijos.
A França tem uma enorme variedade de queijos, mas a Alemanha não fica muito atrás, com mais de 150 tipos do produto e um consumo per capita de 22,2 quilos em 2005. Segundo uma pesquisa feita pela Central de Marketing do Setor Agrícola (CMA), os tipos preferidos dos alemães são Gouda, Emmentaler e Edamer.
Dados publicados pelo jornal Handelsblatt sobre os principais produtores mundiais de queijo em 2004, informam que a Alemanha ficou em segundo lugar no ranking mundial, com 1,8 milhão de toneladas, atrás apenas dos EUA, que exportaram 4,3 milhões no mesmo ano. A exportação alemã de queijos em 2006 foi de quase 819 mil toneladas (16% a mais do que no ano anterior).
Sejam queijos frescos, fundidos, aromáticos ou malcheirosos, curados com ervas, frutas, vinho ou ácaros, na Alemanha há de tudo, para todos os gostos. Quem quiser conhecer os diferentes aspectos da produção e saborear as especialidades alemãs, pode fazer um verdadeiro tour pelo país e conhecer diversos tipos de queijos em diferentes regiões.
O local ideal para começar a viagem ao "mundo dos queijos" na Alemanha é a Leiteria Pfund, em Dresden, no Leste do país. Seu rico interior em estilo barroco lhe valeu o registro no Livro Guinness de Recordes como a "mais bela leiteria do mundo".
Especializada em produtos derivados do leite, ela funciona nos moldes de antigamente, usando técnicas modernas. Lá pode-se escolher entre 120 tipos de queijos, entre eles o Camembert alemão.
Esta variedade passou a ser produzida oficialmente em 1884 na leiteria Heinrichsthal, por Agathe Zeis, que requereu a patente e foi assim a primeira na Alemanha com licença para fabricar o conhecido queijo cremoso francês.
Fonte: DW-WORLD.DE
Nenhum comentário:
Postar um comentário