sexta-feira, 26 de abril de 2013

Bolo de Canela - Muito sabor e pouco trabalho!

Hummm...

Gente, olha só que coisinha mais linda de receita! Essa semana, fiz um bolinho de canela super "despretencioso" e ficou uma delícia!

Eu sou muito fã de canela, acho o seu aroma reconfortante e relaxante, uso sempre uma pitadinha no meu café e ou leite. Mas é que há muito tempo, provei um bolo de canela na "Festa Junina da Igreja de São Francisco" (Sim eu vou em Festa Junina, tem muita comida boa lá! Fazer o que? Eu gosto... Risos), e fiquei obcecada, era muito bom! Desde então, comecei a procurar por uma receita de um bom bolo que levasse essa especiaria tão aromática, mas sem ser complicado.

Pesquisei algumas coisas nos livros, nas receitas "herdadas", e na internet, mas achei tudo meio complicado... Sempre que posso evitar claras em neve e batedeira, evito!

Acabei então improvisando, e misturando algumas receitas para achar um jeito mais simples de fazer. O resultado foi um bolo de canela tão bom, que parece que é mega difícil! Mas acredite, é só misturar tudo em um bowl e já vai para o forno!

E o melhor é que você pode variar um ingrediente ou outro, e ter sabores bem diferentes de deliciosos.

Você pode fazer o bolo só com a massa simples de canela, que já anima muito a hora do cafézinho, pode acrescentar frutas secas e nozes, ou ainda, rechear com doce de leite ou leite condensado cozido. De qualquer jeito fica muito bom.  Só não aconselho muito misturar os dois, acho que pode ficar um pouco pesado.

Bolo de canela com frutas secas e nozes.
"Bolo de Canela"

2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 xíc. + 1/4 (chá) de açúcar mascavo ou branco
2 col. (sopa) de canela em pó (não tenha medo!)
1 col. (chá) de gengibre em pó
1/2 col. (chá) de sal
1/2 xíc. (chá) de óleo
2 col. (sopa) de mel
1 col (chá) de extrato de baunilha
3 ovos
120g (1 embalagem) de iogurte natural
1 col. (sopa) de fermento em pó


Frutas e Nozes

4 col. (sopa) de frutas secas de sua preferência - (Uvas passas, ameixa seca, damasco, cereja seca ou conserva...)
4 col. (sopa) mix de nozes castanhas do Pará
1 col. (chá) canela
Misture tudo e acrescente por último à massa.

Recheio de doce de leite.

1 lata de doce de leite pronto, ou
1 lata de leite condensado cozido. Cozinhe a lata na panela de pressão por 40 minutos.

Como fazer: Para o bolo simples, misture todos os ingredientes secos em um bowl e depois acrescente os outros ingredientes, pela ordem (importante), misturando depois de cada adição, até formar uma massa uniforme.

Se optar por usar as frutas secas e nozes, incorpore-os no final e misture.

Leve ao forno pré-aquecido em 180º, em forma untada, por 35/40 minutos.

- Para rechear, espere o bolo esfriar. Você pode dividir o bolo interiro em duas camadas, o que exige bastante cuidado, ou cortá-lo em quadrados individuais e depois ao meio, e então rechear. 

Para finalizar, polvilhe uma mistura de açúcar com canela sobre o bolo. Fica ótimo acompanhando um sorvetinho de creme, ou só um cafézinho mesmo!

Então mãos a obra e faça essa receita! É fácil demais e muito saborosa, não tem desculpa! Leva uns 5 minutos preparando e 35 de forno.

Fica bem legal com as frutas secas e nozes, e se fizer uma decoração bonita, ele pode passar até como um Bolo de Natal. Só que muito mais fácil de fazer!

Depois me conta o que achou!

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...