terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Almoço gostoso, rápido e barato para se despedir de Praga

Oi pessoal,

"U tří zlatých hvězd", Praga. (Foto: Isabela Sanches)
Antes de partimos de Praga tivemos a agradável experiência de almoçar em um lugar super bacana. É o Restaurante " U tří zlatých hvězd ", ou , "Três Estrelas Doudaras".

Ele está localizado na Malostranské náměstí (Lesser Town Square), uma parte romântica de Praga, muito perto da St. Nicolas Church e a poucos passos da Ponte Carlos. Ótimo para quem quer ficar perto de boas atrações.

A Ponte Carlos (em tcheco Karlův most) é um lugar lindo! Você precisa passear por lá, sem se preocupar com tempo, e ficar horas aproveitando toda a variedade de paisagens que ela oferece.

Crucifixo na Ponte Carlos, Praga (Foto: Isabela Sanches)
É incrível como sobre as águas do rio Moldava (Vltava, em tcheco), os 520 metros de ponte que ligam Malá Strana à Stare Mesto (Cidade Velha), podem ter tanta coisa para oferecer. 

Seja a bela vista das pontes de Praga; do Castelo; das esculturas de santos e anjos que vigiam todo o caminho da ponte; seus músicos com diferentes instrumentos; artistas; artesões; ou o imenso "mar" de pessoas que passam por ali o tempo todo.

Segundo conta a lenda, a construção da Ponte Carlos já começou com uma história bastante curiosa: Dizem que Carlos IV consultou diversos astrônomos antes de depositar a pedra fundamental no exato lugar da Ponte Judite - destruída por uma enchente em 1342. Os sábios determinaram que a obra deveria ser iniciada às 5h31 de 9 de julho de 1357, uma combinação astral altamente favorável. 

Parece que deu certo, a ponte está lá linda e firme para quem quiser!

 Ponte Carlos, Praga (Foto: Isabela Sanches)
As imagens só começaram a ser postas ali em 1629, caso do impressionante Crucifixo. Por quase 100 anos essa foi a única obra a adornar a Ponte Carlos, as outras vieram nos séculos 18 e 19. O caminho todo é vigiado por 30 estátuas de santos.

Mas enfim, para você  reabastecer suas energias com comida gostosa e barata, bem pertinho desta linda atração de Praga, vamos falar do restaurante "U tří zlatých hvězd".

Restaurante "U tří zlatých hvězd", Praga. (Foto: Isabela Sanches)
O restaurante é um lugar no mínimo interessante e também tem boa história para contar.

Restaurant "U tří zlatých hvězd", Praga. (Foto: Isabela Sanches)
O prédio data do ano de 1400, já foi quase totalmente destruído pelo fogo após uma guerra, restaurado em 1813 e dizem que continua da mesma forma desde então.

Suas paredes são todas adornadas por pinturas que representam desenhos do livro "Atalanta Fugiens", escrito em 1618 pelo imperador Rodolfo II. O médico pessoal Michael Maier, alquimista e membro dos Cavaleiros da Ordem da Cruz, serviu de modelo para estas pinturas.

No cardápio tem pratos da cozinha típica tcheca, e cozinha internacional.

Como nós estávamos passeando e ainda tínhamos muito para andar, escolhemos comer pouco e rápido. Pedimos os pratos promocionais do dia, é só conferir nas lousas que ficam do lado de fora, a porção era boa e o preço ótimo. Pagamos 139 CZK em cada prato, cerca de 14 reais.

Fried Cheese and Chips
O menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa, também parece ser uma boa opção, é bem econômico, no dia, custava entre 175 e 188 CZK.

Nós pedimos um "Fried Fillet of Pork and Potatos" e um "Fried Cheese and Chips", nada light né? Tudo fritinho mesmo, desculpem, não deu para resistir. 

Esse queijo é bem característico de Praga, tem em todo lugar, até em um lanche do Mc Donald's, eu estava louca para provar. 

Fried Fillet of Pork and Potatos
É claro que gostei,  como boa ratinha gordinha, foi a combinação perfeita para mim: Fritura e Queijo! Casquinha crocante por fora e derretendo por dentro, um espetáculo!

A carne de porco também estava bem feita. Molhadinha por dentro, sequinha e crocante por fora. Tudo simples e gostoso.

Para acompanhar tomamos uma caneca gelada de chopp Pilsner Urquell, cerca de 85 CZK.
Pilsner Urquell

Recomendo!

E assim nós nos despedimos de Praga, foi mais uma viagem maravilhosa e valeu cada minutinho!

Nossas dicas? Se você puder, reserve ao menos três dias para conhecer Praga. É um tempo razoável, e será possível cruzar a Ponte Carlos quantas vezes você quiser. Aproveite também para pechinchar com os artesões, joalheiros, retratistas, e fotógrafos que ficam pela ponte e garantir um belo sunivinir de viagem.

Em 72 horas, você também poderá zanzar o suficiente pela Cidade Velha - o que inclui quantas paradas forem possíveis na frente do Relógio Astronômico; pode gastar bastante sola do sapato subindo até o Castelo de Praga - uma minicidade, com palácios, galerias e a magnífica Catedral de São Vito -  terá tempo de sobra para se perder pelas ruazinhas de Malá Strana; para observar as imponentes sinagogas do Bairro Judeu; procurar as casas de Franz Kafka e, ufa!, percorrer cada esquina da Cidade Nova, e claro, ainda comer muita comida boa nesse caminho todo.

Pontes de Praga (Foto: Isabela Sanches)
Para conferir tudo o que já falamos sobre Praga clique aqui em => Dicas de Praga! Tem muita coisa  boa para fazer e comer!

E não percam no próximo post uma deliciosa dica de Deli e Bistrô em Niterói / RJ , têm as melhores marcas de cerveja importada e comidinhas gourmet. Huumm... até lá!

Restaurante "U tří zlatých hvězd" 
Malostranské náměstí 8/263 - Praha 1 - Malá Strana
Praga - República Tcheca
Tel./Fax: +420 257 941 494

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...