sexta-feira, 15 de março de 2013

Brigadeiro com morangos ao balsâmico!

Eu já tinha usado aceto balsâmico e morangos juntos em saladas, mas a primeira vez que ouvi falar de morangos com aceto balsamico e brigadeiro, achei um pouco estranho. Devo ter feito a mesma cara que você, quando leu o título do post.

Mas parei para pensar por um segundo e depois não tive dúvidas, é claro que iria ficar bom!

Eu acho morangos deliciosos, é uma de minhas frutas favoritas, adoro sua cor, seu formato de coração e o azedinho. E também adoro balsâmico, uso em saladas, no aperitivo, com pão e azeite (veja aqui), em molhos, etc. Porque não com morangos e brigadeiro?

É uma combinação ótima! O Balsâmico realça ainda mais a cor e o sabor do morango, e do chocolate. E dá aquele contraste do doce com o azedinho, que eu amo!

Brigadeiro com morangos e balsâmico.
É uma sobremesa rápida de fazer, leva uns 20 minutos de preparo, e tem um visual super bonito e um sabor surpreendente. Vai alegrar você e seu convidados.

Ingredientes:

600 g de morangos limpos e cortados em cubos
1/3 xícara (chá) de aceto balsâmico
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
150 g de chocolate meio amargo picado
200 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly

Modo de Preparo:

1 - Numa tigela coloque 600 g de morangos cortados em cubos, 1/3 de xícara (chá) de aceto balsâmico e 1/2 xícara (chá) de açúcar, misture e deixe marinando por +/- 1 h. Em seguida escorra os morangos numa peneira e reserve a marinada.

2 - Coloque numa panela 2 latas de leite condensado, 2 colheres (sopa) de manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre por +/- 8 minutos. Desligue o fogo e adicione 150 g de chocolate meio amargo picado misturando bem até derreter. 

3 - Retire 1/3 desta mistura de chocolate e adicione 200 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly e misture bem.

4- Acrescente ao chocolate restante 4 colheres de sopa da  marinada do morango  e misture.

5 - Em 8 taças distribua os morangos marinados (reservados). Coloque uma camada de chocolate com a marinada de aceto balsâmico e em seguida uma camada de chocolate com chantilly. Leve à geladeira para gelar. Sirva em seguida. Pode decorar com chocolate amargo ralado, alguns pedaços de morango e folhinhas de hortelã.

Experimentem!

Até a próxima mordida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...